segunda-feira, 6 de julho de 2009

Representação diédrica de uma Pirâmide Hexagonal regular 2

No desenho seguinte, temos a representação diédrica de uma pirâmide hexagonal regular de base horizontal, cujo vértice principal se situa acima do plano da base.
O vértice A, da base, desloca-se continuamente ao longo da circunferência que a circunscreve. As arestas laterais da pirâmide serão visíveis, em projecção frontal, de acordo com o afastamento dos respectivos vértices:



Observação: depois de determinadas as projecções do ponto O, do plano da base e da circunferência circunscrita ao hexágono, há que determinar A1, nela contido, e só depois o hexágono em verdadeira grandeza, a partir do qual se determina a respectiva projecção frontal. Posteriormente, determinar-se-á o vértice principal da pirâmide e as projecções da pirâmide.
Para que seja possível representar a projecção frontal das arestas laterais com um traçado adequado, há que definir, em projecção horizontal, um arco de circunferência de centro em O1, correspondente a um ângulo com a amplitude de 300º (a traço interrompido, no desenho). A intersecção deste arco com a projecção horizontal das arestas laterais da pirâmide possibilitará a determinação, em projecção frontal, das respectivas visibilidades.
Esta opção é, obviamente, um dos muitos métodos possíveis de resolver o problema.

Sem comentários: