quarta-feira, 15 de julho de 2009

Prisma Hexagonal regular de bases horizontais

O desenho seguinte corresponde à representação, em perspectiva cavaleira, dos Planos de Projecção (limitados ao espaço primeiro diedro) e de um prisma hexagonal regular de altura variável, com as bases horizontais, contidas nos planos beta e delta.
A altura do prisma varia entre zero (quando o plano beta coincide com o Plano Horizontal de Projecção) e o valor da cota positiva do plano delta (quando o plano beta coincide com o plano delta).
Ao lado da perspectiva, e em interdependência, temos os mesmos elementos representados em épura, isto é, em representação (bidimensional) diédrica.



O traçado (interrompido) das invisibilidades deveria ser mais expressivo do que o disponibilizado pelo software utilizado.

Para realizar esta construção, começamos por desenhar os eixos axonométricos em perspectiva cavaleira, após o que, depois de determinada a direcção de afinidade, podemos passar a construir os limites dos Semiplanos, e, através do rebatimento do plano coordenado horizontal, as projecções do ponto O e de uma das bases do prisma.
Deve ser incluída a possibilidade, não só de alterar o ângulo entre os eixos axonométricos e o ângulo das projectantes com o plano axonométrico, mas também a de movimentar um dos vértices da base ao longo da circunferência que a circunscreve.
Contrarebatendo estes elementos, poderemos concluir a construção do prisma e dos planos que contêm as bases, utilizando um traçado adequado.
Ao lado da perspectiva, transpomos, com a ferramenta compasso, a medida do segmento de recta correspondente ao eixo x (considerado como finito, neste desenho) e as medidas das coordenadas dos elementos considerados.

Sem comentários: