quarta-feira, 15 de julho de 2009

Rebatimento do Plano de Perfil sobre o Plano Frontal de Projecção

O desenho seguinte corresponde à representação, em perspectiva cavaleira, dos Planos de Projecção (limitados ao espaço do primeiro diedro) e de um plano alfa perpendicular ao Plano Horizontal de Projecção, cuja posição varia entre frontal (de afastamento nulo), vertical e de perfil.
Pertencente a este plano, está também representado um quadrado [ABCD], de lados oblíquos aos Planos de Projecção e com os vértices A e B pertencentes, respectivamente, ao Plano Frontal de Projecção e ao Plano Horizontal de Projecção.
Podemos considerar este desenho como uma demonstração animada do processo de rebatimento de um plano de perfil sobre o plano Frontal de Projecção:



Esta representação foi realizada em perspectiva cavaleira, sendo o ângulo entre os eixos axonometricos z e y igual a 135º e o ângulo das projectantes com o plano axonométrico de 45º.
Para a representação dos elementos referidos, foi determinada a direcção de afinidade, sem a qual não se poderia determinar o respectivo contra-rebatimento.
O plano alfa foi rebatido sobre o Plano Horizontal de Projecção, tendo aí sido determinada a verdadeira grandeza do quadrado [ABCD]. Este rebatimento foi executado no rebatimento do Plano Coordenado Horizontal sobre o Plano Axonométrico.
O desenho seguinte evidencia, com cor vermelha, alguns dos traçados auxiliares para esta construção:

4 comentários:

MCEM-Mds disse...

Gostaria de saber ser existem tutoriais que ensinem a fazer estes exercícios. É que os tutoriais a que consegui chegar não têm nada a ver com estes exercícios

Aproged disse...

Caro(a?) colega
Estes exercícios foram realizados durante uma Oficina de Formação para Professores que decorreu entre Junho e Julho de 2009, em Lisboa. Todas as construções foram executadas durante as sessões de trabalho conjunto, sob orientação da Formadora e autora da Oficina.
Não existem tutoriais para a sua construção.
Cumprimentos,
Vera Viana

Altair Nelson Dall Agnol disse...

Olá. Leciono para educandos de ensino básico e médio, conheces algum local com tutoriais em português ensinando a usar o CaRMETAL?

Aproged disse...

Olá.
Em português (brasileiro), existem tutoriais para a utilização do programa C.a.R. (em http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/); para o C.a.R.Metal, existem apenas tutoriais em inglês, espanhol e francês, que podes consultar a partir de http://db-maths.nuxit.net/CaRMetal/index_en.html (não são, no entanto, direccionados para o ensino da Geometria Descritiva).