sexta-feira, 3 de julho de 2009

Representação diédrica de uma Pirâmide Hexagonal regular 1

No desenho seguinte, temos a representação diédrica de uma pirâmide hexagonal regular de base horizontal, de altura variável, já que o seu vértice principal tanto se situa acima como abaixo do plano da base.
Esta deslocação do vértice determina que as arestas laterais da pirâmide só serão visíveis, na projecção horizontal, quando o vértice se situar acima do plano da base. Estas arestas serão invisíveis nesta projecção se o plano da base tiver maior cota do que o vértice:



Observação: depois de determinadas as projecções do ponto O, do plano da base e da circunferência circunscrita ao hexágono, há que determinar A1, nela contido, e só depois o hexágono em verdadeira grandeza, a partir do qual se determina a respectiva projecção frontal.
O vértice V deverá pertencer a um segmento de recta correspondente à projecção frontal da recta vertical que contém o eixo da pirâmide.

A determinação do traçado adequado para a visibilidade das arestas laterais na projecção horizontal, decorre da representação de uma semi-recta auxiliar que intersecta uma das arestas laterais da pirâmide apenas quando esta se situa acima do plano da base, permitindo definir os pontos X e Y, que, por sua vez, possibilitam-nos a construção de 12 segmentos de recta correspondentes à representação das arestas laterais visíveis, em projecção horizontal, com um traçado expressivo.
Neste desenho, estes elementos foram desenhados a verde:



Para quem quiser avançar um pouco mais neste tipo de representações, utilizando os traçados adequados e convenientemente expressivos de que o software utilizado não dispõe, poderá, aplicando um raciocínio idêntico ao do desenho anterior (para a determinação dos pontos auxiliares Y e Z), e mediante um pouco mais de trabalho, realizar a seguinte representação:



Bom trabalho!

Sem comentários: